top of page
Buscar

A imagem e semelhança de Deus

  • Foto do escritor: Adilson Goubeti
    Adilson Goubeti
  • 23 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura


A Bíblia Sagrada nos diz que Deus criou o homem sua imagem e semelhança, mas não podemos imaginar em uma imagem e semelhança literal, mas nos aproximamos ser semelhantes a Deus no que diz respeito a semelhança mental, moral e social, pois o homem é um ser racional, capaz de fazer escolhas através do uso da mente, isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus, outra semelhança, a moral é que o homem foi feito em justiça e inocência o que reflete a santidade de Deus e por último a social, pois o homem foi criado para a comunhão e isto reflete a natureza triuna de Deus e seu amor para com o homem.


Desde a criação Deus deu ao homem capacidade mental para fazer escolhas boas ou más, diferente dos animais que agem por extinto, infelizmente o primeiro homem Adão fez uma escolha má e egoísta e consequentemente foi expulso do paraíso. Mas Deus por seu infinito amor foi se revelando ao homem e o convencendo de que foi criado para servi-lo e o adora-lo e isto não foi por força, mas sim pelo seu espírito que convence o homem do pecado. Essa revelação foi gradativa, vemos nos relatos bíblicos como foi progressiva, didática e pedagógica essa revelação até chegar aos tempos de Jesus que é o cumprimento das promessas de um salvador para remir seu povo do pecado.


Portanto não podemos ignorar parte das Escrituras e ressaltar outra, pois uma parte completa a outra. A Bíblia como palavra de Deus deve servir de bússola na vida cristã, ou seja, não podemos cultuar a Deus sem conhecimento pleno de sua vontade, mas devemos a todo custo buscar entendimento e orientação, pois o propósito de Deus é que tenhamos conhecimento e zelo na adoração, pois zelo sem conhecimento é fanatismo e conhecimento sem zelo é falta de fé e relaxo.


Vemos então que o uso racional da mente é de suma importância na fé cristã e que uma das mais elevadas funções da mente humana é ouvir a palavra de Deus e pensar conforme sua vontade, tanto pela natureza quanto pela Escritura.


E com o passar dos séculos a mente cristã tem se deixado levar pelo mundanismo de tal forma que a igreja vem perdendo sua moral intelectual, alguns se valendo com grande ênfase nos ritos e sua ortodoxa conduta e outros da experiência como principal critério da verdade divina, pondo de lado o conhecimento adquirido e revelado pela Escritura Sagrada, há outro grupo que se preocupa apenas nas ações políticas e sociais. Não é isso que Deus quer para sua igreja, Ele quer que tenhamos uma mente renovada e façamos uso da mente de maneira racional para sua adoração, tendo pensamentos celestiais, de forma a conservar nossa mente limpa para os bons pensamentos.


Antes da Reforma Protestante a igreja cristã era guiada pelos seus lideres sem conhecimento da Escritura Sagrada, as missas eram em uma língua que não se entendia nada, o latim, e tudo que se falava a respeito de Deus devia ser aceito sem questionamento. Hoje temos em nosso alcance toda tecnologia para buscar todo tipo de conhecimento e verdade, mas mesmo assim muitas questões barram no comodismo de pessoas que concordam com o senso comum de algumas igrejas de hoje, em que gera uma série de juízos do que é certo ou errado, valendo-se por muitas vezes da tradição ou experiência sem embase bíblico. Portanto para que não sejamos enganados, devemos seguir o conselho de Jesus quando disse “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” de forma a guardar em nossa mente a lei moral de Deus e seus mandamentos, pois a Bíblia esclarece o que é certo, sendo o conhecimento bíblico da vontade de Deus o segredo de uma vida santa e justa, de forma que devemos nos esforçar para renovar nossa mente de tudo que é santo, verdadeiro e agradável a Deus, lembrando que estamos mortos para o pecado, e que fomos ressuscitados em Cristo para uma nova vida, não nos inclinando para a carne, mas para o Espírito tendo o autocontrole de nossas mentes e ações no caminhar de nossa vida cristã. Portanto como salvos em Cristo devemos usar todo conhecimento de nossa mente para proclamação do Evangelho de Cristo que é a vontade de Deus nosso Pai.

 
 
 

1 Comment


shepetenuci
Dec 27, 2018

Que a verdade nos guie sempre nos caminhos do Senhor.

Like
Post: Blog2_Post

©2018 BY GOUBETI. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

bottom of page